sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pela publicação de meios impressos e virtuais de expressão de ideias, trabalhos e críticas dos estudantes!

Quem não se comunica se estrumbica, já disseram certa vez. E se estrumbica mesmo: a falta de um jornal ou revista periódica feito por estudantes e para estudantes faz com que boa parte dos acontecimentos e decisões importantes da faculdade não cheguem a muitos de nós. Além disso, muitas críticas preciosas e sugestões importantes para mudanças significativas no IA, bem como pesquisas e descobertas artísticas acabam ficando nas conversas entre amigos, porque há pouco espaço para a divulgação do que o estudante pensa sobre o IA, sobre a arte, sobre o mundo...

A chapa UNIÃO DAS ARTES tem a proposta da criação de um jornal ou revista periódica para divulgação de trabalhos (desenhos, trabalhos acadêmicos, textos, poemas...), críticas e expressão de ideias sobre a Universidade e sobre qualquer outra coisa, divulgação dos principais acontecimentos, decisões e eventos do IA e também, claro, para servir de meio para divulgar shows, recitais, espetáculos, exposições e o que mais interessar.
Além do periódico, criaremos um portal, com o mesmo intuito, mas alimentado com mais frequência e oferecendo as possibilidades só exstentes na internet: publicação de vídeos, divulgação de músicas, enquetes, interatividade...

A criação dessas vias de comunicação e expressão de ideias e trabalhos artísticos será determinante para a integração das pessoas e participação dos estudantes na vida do Instituto de Artes.

Já nos informamos, e sabemos que tal iniciativa é perfeitamente viável. Já temos uma comissão formada (por membros e não membros da chapa) interessada em discutir e viabilizar esse projeto, e claro, aberta a todos os interessados.

Panfleto Virtual

Chapa UNIÃO DAS ARTES
Por um IA Pelos Estudantes e Para os Estudantes!
  • Pela implantação urgente de um Restaurante Universitário!
  • Pela construção da Moradia Estudantil no campus e ampliação de suas vagas!
  • Pela utilização justa e livre dos espaços da faculdade!
  • Pelo apoio à Atlética por meio do incentivo a eventos esportivos e à construção de uma quadra poliesportiva!
  • Pela integração e união dos estudantes de todos os cursos, por meio de mais eventos, debates, festas, oficinas e semanas temáticas!
  • Pelo debate, diálogo e participação de TODOS os estudantes nas decisões acadêmicas e administrativas da Universidade!
  • Por um DA independente, transparente e representativo!
  • Por mais bolsas públicas de assistência estudantil!
  • Pelo incentivo e priorização da produção cultural!
  • Pelo apoio às iniciativas dos estudantes!
  • Pelo apoio discente às necessidades e reivindicações dos funcionários e professores!
  • Pela publicação de meios impressos e virtuais de expressão de ideias, trabalhos e críticas dos estudantes!
  • Por Comissões de Curso livres e independentes, formadas por todos os interessados, que garantirão a representatividade de todos os cursos no DA!
Por mais arte, festa e espaço! Mais debate, respeito e transparência! Mais participação, mobilização e liberdade! Mais apoio, integração e representatividade! Pela independência e pela mudança!

Pela Implantação URGENTE do Restaurante Universitário!

Hoje, um estudante de período integral no IA gasta, em média, vinte reais por dia para comer. Isso representa  R$400,00 a menos no bolso do estudante por mês! Ou seja: apesar de este Instituto de Artes ser de uma universidade pública, muitos estudantes, além de moradia (já que as vagas para moradia estudantil no IA são pouquíssimas), cópias, livros e transporte, precisa desembolsar R$400 reais mensais para se alimentar!

Esse gasto significa, inevitavelmente, mais uma etapa da seleção sócio-econômica que exclui do IA estudantes que não têm condições financeiras de arcar com esse custo. Assim, lutar pelo RU no IA não favorece apenas nossos bolsos, mas é uma luta política: impedirá que centenas de estudantes desistam de fazer faculdade no IA por falta de políticas de permanência estudantil!

Nós, membros da União das Artes, defendemos a urgente implantação de um RU que comporte TODOS os estudantes, com alimentação de qualidade e a preço de custo, sem terceirizações! Tal restaurante deve contemplar estudantes de graduação e pós graduação, docentes e demais funcionários a preços populares, e filhos até 5 anos de docentes, estudantes e demais funcionários, gratuitamente. Isso é viável, e não pode ser impedido por argumentos de ordem burocrática, nem por quaisquer outros!

Pretendemos, antes de tudo, criar uma Comissão entre membros do DA, das Comissões Livres e demais estudantes e funcionários interessados, para investigar as possíveis propostas de implantação do RU, suas viabilidades, criar propostas de regulamento a serem debatidas em Assembleia, bem como investigar os argumentos que têm feito de nós, até hoje, um dos poucos campus universitários da UNESP que não possuem Bandejão. Tais argumentos tem girado em torno, principalmente, da burocracia envolvida no processo de contratação dos funcionários. Você realmente acredita que isso é motivo suficiente para tantos anos sem RU? Essa burocracia supostamente tão problemática foi certamente enfrentada e vencida por todos os outros campi, muitos dos quais nem possuiam um espaço adequado para isso, como possuímos hoje no IA.

Tal comissão será o primeiro passo de todos os que forem necessários para que tenhamos um RU no Instituto de Artes da UNESP!

Partir juntos para a ação e luta pelo RU, direito primordial dos estudantes!

O Que São as Comissões Livres?

Nós, da chapa UNIÃO DAS ARTES, temos como um dos principais objetivos representar todos os cursos do IA com justiça e igualdade de representação e de direitos. Para nós é imprescindível garantir a participação de cada estudante nos processos e decisões que ocorrem tanto no DA como nos demais órgãos da faculdade.
Cada curso tem suas peculiaridades e necessidades específicas: Composição e Regência, Licenciatura em Educação Músical, Instrumento (diversos cursos de Instrumento, cada um com suas necessidades...), Artes Visuais, Licenciatura em Arte- Teatro... Isso sem contar o fato de que cada ano do curso possui necessidades específicas e cada turma diferentes proposições.
Considerando que o DA, obedecendo ao seu atual estatuto, conta com apenas 10 vagas, seria muito difícil abarcar tantas diferentes reivindicações e sugestões de tantos cursos apenas fazendo com que cada membro fosse de um curso diferente.
Ao mesmo tempo sabemos que muitos estudantes, por terem outras atividades (emprego (s), estágio, TCC, recitais, estudos...) ou por necessidades diversas, gostariam de acompanhar o DA mais de perto mas não tem tempo para isso. São pessoas que teriam muito a contribuir, mas não têm possibilidade de estar presentes em todas as reuniões, Assembleias, etc.

Para solucionar isso e contemplar os estudantes e seus diversos cursos em todas as suas especificidades, defendemos a proposta das COMISSÕES LIVRES. As Comissões Livres de Curso serão compostas por todos os interessados, sem responsabilidades oficiais, que terão a tarefa de trazer para o DA as principais sugestões, reclamações e problemas de cada curso, para que possamos elaborar propostas de ação que abarquem tais necessidades. Poderão fazer enquetes e pesquisar com seus colegas suas principais reivindicações.
Por ser uma comissão extra-oficial, não tem número obrigatório de membros, e nenhum membro tem obrigação de cumprir um tempo estipulado, ou seja, pode entrar e sair a hora que quiser, conforme suas necessidades.

Nós já iniciamos a criação de duas Comissões Livres: A Comissão Livre de Cursos de Música, cujo organizador é o estudante Guilhereme Furtado, de LEM.
Poderão participar das Comissões todos os que se interessem em estreitar a comunicação entre o DA e o seu curso e criar entre eles uma interlocução mais efetiva.

Vote na UNIÃO DAS ARTES e participe!

ELEIÇÕES DAMB 2011!

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro (quarta, quinta e sexta-feira), haverá eleições para o novo Diretório Acadêmico do Instituto de Artes!

Compareça e vote por um IA melhor!

Participe desde já dessa luta conjunta - com os estudantes e para os estudantes!