Hoje, um estudante de período integral no IA gasta, em média, vinte reais por dia para comer. Isso representa R$400,00 a menos no bolso do estudante por mês! Ou seja: apesar de este Instituto de Artes ser de uma universidade pública, muitos estudantes, além de moradia (já que as vagas para moradia estudantil no IA são pouquíssimas), cópias, livros e transporte, precisa desembolsar R$400 reais mensais para se alimentar!
Esse gasto significa, inevitavelmente, mais uma etapa da seleção sócio-econômica que exclui do IA estudantes que não têm condições financeiras de arcar com esse custo. Assim, lutar pelo RU no IA não favorece apenas nossos bolsos, mas é uma luta política: impedirá que centenas de estudantes desistam de fazer faculdade no IA por falta de políticas de permanência estudantil!
Nós, membros da União das Artes, defendemos a urgente implantação de um RU que comporte TODOS os estudantes, com alimentação de qualidade e a preço de custo, sem terceirizações! Tal restaurante deve contemplar estudantes de graduação e pós graduação, docentes e demais funcionários a preços populares, e filhos até 5 anos de docentes, estudantes e demais funcionários, gratuitamente. Isso é viável, e não pode ser impedido por argumentos de ordem burocrática, nem por quaisquer outros!
Pretendemos, antes de tudo, criar uma Comissão entre membros do DA, das Comissões Livres e demais estudantes e funcionários interessados, para investigar as possíveis propostas de implantação do RU, suas viabilidades, criar propostas de regulamento a serem debatidas em Assembleia, bem como investigar os argumentos que têm feito de nós, até hoje, um dos poucos campus universitários da UNESP que não possuem Bandejão. Tais argumentos tem girado em torno, principalmente, da burocracia envolvida no processo de contratação dos funcionários. Você realmente acredita que isso é motivo suficiente para tantos anos sem RU? Essa burocracia supostamente tão problemática foi certamente enfrentada e vencida por todos os outros campi, muitos dos quais nem possuiam um espaço adequado para isso, como possuímos hoje no IA.
Tal comissão será o primeiro passo de todos os que forem necessários para que tenhamos um RU no Instituto de Artes da UNESP!
Tal comissão será o primeiro passo de todos os que forem necessários para que tenhamos um RU no Instituto de Artes da UNESP!
Partir juntos para a ação e luta pelo RU, direito primordial dos estudantes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário